As atividades lúdicas são essenciais para todas as crianças, sendo uma grande oportunidade para praticar vivências do mundo “adulto” sem perceber. Eu gosto de chamar isso de “estágio” da vida adulta.
Sabe aquele trabalho onde você fez um excelente estágio e estava pronta para ser promovida, pois se sentia segura sobre o que precisava fazer? É exatamente assim. A criança que brinca chega à fase adulta mais madura e sofre menos, pois no brincar ela já vivenciou frustrações, teve que usar sua criatividade para criar ou resolver problemas, entre outras situações. O brincar impacta diretamente no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico.
As brincadeiras, os contos de fadas, o faz de conta… todos trabalham a imaginação, a criatividade e a parte motora. Tudo isso junto e, normalmente, de forma simultânea! Embora a criança geralmente não perceba, qualquer adulto que observar uma criança brincando certamente conseguirá perceber. E mais, as brincadeiras vão evoluindo com o tempo.
Antigamente, quando um grupo de crianças brincava de casinha, o cenário era sempre o mesmo: a mamãe cuidava da casa, cozinhava e cuidava dos filhos, enquanto o papai chegava do trabalho para comer. Simples assim 😊 Depois, todos dormiam e o ciclo recomeçava. Mas hoje em dia, eles já brincam separando as funções e até trabalham de home office, pois estão reproduzindo a rotina dos pais, aquilo que vivenciam no dia a dia. Algumas crianças até “se separam” kkkk. Você já observou seu filho ou filha brincando?
Concluo que é necessário ter muito cuidado com os exemplos que estão ao redor da sua criança. Se você não quer que seu filho cresça emocionalmente fraco, estimule-o a brincar muito, preferencialmente com outras crianças, mesmo que sejam menores, maiores ou de diferentes convívios (amigos da pracinha, prédio, escola, primos). Dessa forma, ele terá diversas oportunidades de “estágio” para o futuro.
E não posso deixar de mencionar: toda brincadeira deve ser supervisionada e, se necessário, alguns pontos devem ser lapidados ou corrigidos de forma clara para a criança. Isso faz toda a diferença 😉
#mãedemenina #mãedemenino #brincar #loucosporbrincar